Transtornos de Depressão/ Ansiedade

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil. Em seguida, aparece a ansiedade, que afeta 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões), e faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo. A depressão e a ansiedade são problemas distintos, cada um com suas próprias características, e muitas vezes são até considerados opostos. Porém, na realidade, essas duas condições podem sim coexistir em uma mesma pessoa. Tanto o transtorno de ansiedade generalizada quanto a depressão apresentam sintomas que afetam o humor e as emoções, bem como manifestações físicas comuns, como fadiga, insônia, pouca concentração e inquietude. Algumas diferenças abaixo:

– Depressão: A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza, ausência de prazer, perda de interesse nas atividades cotidianas, desesperança, e em outras pessoas, baixa autoestima e sentimentos de culpa, e, finalmente pode ocorrer perda do sentido de vida, na forma mais grave da depressão. Alguns dos sintomas da doença são distúrbios do sono e do apetite, apatia, irritabilidade, alterações de humor e tristeza persistente, além de dificuldade de planejar o futuro. A depressão pode ser crônica ou surgir após eventos emocionalmente traumáticos, como a morte de um ente querido, perda de um emprego, situação de divórcio, estresse pós traumático, etc.

– Ansiedade: O transtorno de ansiedade generalizada se manifesta por meio de dois sintomas específicos: ansiedade e preocupação excessivas com o futuro, constantes e duradouras, além de dificuldade para controlar pensamentos e emoções provindas das preocupações excessivas e o medo do futuro. Alguns sintomas da ansiedade (TAG), são: irritabilidade, sensação constante de estar no limite; tensão e dores físicas, dores de cabeça, tonturas, problemas digestivos, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar. OBS: Esses sinais, no entanto, também podem indicar a presença de outras doenças. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional, caso apresente esses sintomas por longos períodos de tempo. Tanto a depressão quanto o transtorno de ansiedade generalizada são tratados com uma combinação de psicoterapia e medicamentos. A terapia, conduzida por um psicólogo, permite ao paciente compreender seus pensamentos e sentimentos. Entre os tratamentos mais eficazes, estão a psicoterapia cognitivo comportamental, psicoterapia psicanalítica entre outras. Se você, um familiar ou alguém próximo estiver sofrendo com depressão e/ou ansiedade, não hesite em buscar ajuda de um profissional (psicólogo/psiquiatra) qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *